Óptica Tópicos de sala

Cores primárias, secundárias e complementares.

Cores primárias

As cores primarias, no estudo da luz, são aquelas que ao serem sobrepostas em mesma proporção resultam em um luz branca.

A superposição das luzes vermelha, verde e azul gera luz a branca. Dizemos que estas três cores são denominadas de cores primárias.

Misturando-se as três em proporções convenientes, pode-se obter qualquer outra cor de luz.

Imagem retirada do simulador Phet Colorado.
Imagem retirada do simulador Phet Colorado. Disponível em https://phet.colorado.edu/sims/html/color-vision/latest/color-vision_en.html

Cores secundárias

As cores secundárias são quelas que somadas a uma das cores primárias, que não está presente em sua composição, resulta na cor branca. As luzes amarela, magenta e ciano são  cores secundárias.

O amarelo, por exemplo,  é constituído pelas cores primárias verde e vermelho, e ao ser sobreposta a cor primária azul, que não está em sua composição inicial, surgirá a cor branca.

Observe na imagem que a cor magenta (secundária) ao ser somada com a cor primária verde também resulta em luz branca.

O mesmo ocorre para a luz ciano (secundária), que somado ao vermelho (luz primária) resulta em branco.

 

É possível fazer o teste na simulação “Color Vision” do Phet Colorado, disponível em https://phet.colorado.edu/en/simulations/color-vision

Cores complementares

As duas luzes coloridas que produzem a luz branca, quando superpostas, são chamadas cores complementares. Assim, o amarelo e o azul são cores complementares.

Você também pode gostar...