Espectro Eletromagnético Óptica

Luz ultravioleta

A luz ultravioleta é uma faixa de ondas presente no espectro eletromagnético que não é visível ao olho humano.   Ela é de extrema importância  para o crescimento e o fortalecimento dos ossos. Mas também, já conhecemos os efeitos nocivos dessa radiação sobre o tecido humano.

A imagem acima mostra a localização dos raios UVB no espectro.

Os Raios UVB são os responsáveis pela produção da vitamina no organismo. A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC.

UVA: com comprimento de onda entre 320 e 400 nm, os raios UVA são os que mais incidem na superfície terrestre. Isso acontece devido ao fato de que estes não são absorvidos pela camada de ozônio.  Os raios desse tipo incidem igualmente durante todas as estações do ano, dias e diferenças climáticas, ou seja, os raios atingem da mesma forma em um dia ensolarado e um dia de chuva.

UVB: os raios UVB são parcialmente absorvidos pela camada de ozônio e, com comprimento de onda entre 280 e 320 nm, são mais incidentes durante o verão. Além disso, em regiões de altitudes elevadas e próximas à linha do equador, assim como entre os horários entre 10h e 16h. É por isso que costumamos ouvir em dias de verão que não se deve permanecer no sol, mesmo quando for à praia, entre esse horário.

UVC – Os raios UVC são os mais perigosos para o ser humano e tem comprimento de onda ente 100 e 280 nm. No entanto, praticamente não chegam à superfície terrestre sendo filtrados, absorvidos e refletidos pelo oxigênio e pelo ozônio presente na atmosfera.

Você também pode gostar...